Áreas de Atuações Assessoria Jurídica Calculadoras Previdenciárias Direitos do Passageiro Aéreo e Indenizações Entrevista Reclamante Trabalhista Entrevista Reclamante Trabalhista Diligências Jurídicas Ficha de Pré Entrevista Prevididenciária Reclamação Trabalhista Corpo Jurídico Parceria Notícias Jurídicas Santo Ivo Área do Colaborador
Inicial
O Escritório
Tel.(11) 3791-2013
ATENDIMENTO ONLINE
Notícias Jurídicas - PREVIDENCIÁRIO | INSS DEVE INDENIZAR BENEFICIÁRIO POR DEMORA NA IMPLANTAÇÃO DO BENEFÍCIO
PREVIDENCIÁRIO | INSS DEVE INDENIZAR BENEFICIÁRIO POR DEMORA NA IMPLANTAÇÃO DO BENEFÍCIO

Para o magistrado, ficou comprovada a responsabilidade objetiva da autarquia federal

O juiz federal Daniel Chiaretti, da 1ª Vara Federal de Corumbá/MS, determinou ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o pagamento de R$ 15 mil em danos morais pela demora na implantação da aposentadoria de um segurado, após suspensão considerada ilegal pela Justiça Federal.

Segundo o magistrado, ficou comprovada a responsabilidade da autarquia federal pelo dano decorrente da demora e da negativa sistemática para o implemento de verba alimentar.

De acordo com o processo, o autor teve, inicialmente, o pedido de aposentadoria deferido em 1996. Entre os anos de 1998 e 2000, ele solicitou uma revisão e o benefício foi suspenso.

Com isso, o beneficiário acionou o Judiciário. O processo foi julgado procedente em 2002 e ele voltou a receber a aposentadoria em 2018.

Pela demora, o segurado entrou com outra ação na Justiça requerendo danos morais pelo período que ficou sem receber a aposentadoria.

O INSS contestou, argumentando que o autor recebeu benefício de amparo ao idoso e que não foram demonstrados os requisitos para a indenização moral.

Ao analisar o caso, o juiz federal verificou, em consulta ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que o amparo ao idoso foi recebido entre março de 2010 e agosto de 2012.

“Todavia, não é possível constatar com precisão os períodos nos quais o autor não recebeu a aposentadoria. Aliás, sequer o INSS foi capaz de precisar esse ponto, limitando-se a constatar que no período em que recebeu o benefício assistencial certamente não estava recebendo quaisquer valores relativos a benefício previdenciário”, destacou.

O magistrado frisou ainda que, conforme cópia da sentença juntada aos autos, havia determinação para a autarquia restabelecer o pagamento da verba alimentar.

“Não há dúvidas que o INSS, de forma sistemática, recusou-se a implantar o benefício após uma suspensão considerada ilegal pela Justiça Federal”, finalizou.

Assim, o magistrado concluiu que ficou caracterizada a responsabilidade objetiva do agente público e fixou a indenização por dano moral no valor de R$ 15 mil.

Procedimento Comum Cível 5000123-54.2019.4.03.6004

Fonte - https://web.trf3.jus.br/noticias/Noticiar/ExibirNoticia/416605-inss-deve-indenizar-segurado-por-demora-na-implantacao

Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
Nome: 
E-mail: 
Cidade: 
0578 Repita o
código:
redesp_facebook.pngredesp_skype.pngredesp_twitter.pngredesp_linkedin.pngredesp_instagram.png
 
  Telefone:
(11) 4116-6776 e (11) 3791-2013
  E-mail:
erika@egiadvogada.com.br
 
Conheça
O escritório possui experiência em atuação nacional, contando com uma equipe arrojada, competente e compacta, atuando de forma personalizada, de acordo com a necessidade do cliente. Além disso, adotamos sistemas informatizados para acompanhamento e controle processual. Será um imenso prazer atendê-lo em sua demanda ou consulta.
Profissionalismo
A equipe de profissionais do Escritório, acompanha a marcha da era digital e em busca de um atendimento moderno, arrojado e dinâmico, que minimize tempo e ofereça eficácia.
Áreas de Atuação
Além da esfera consultiva e preventiva da advocacia, nossa equipe atua em diversos segmentos, tendo para isso, profissionais altamente qualificados, atendendo, diversos tipos de clientela.
Gincer Ikonomakis Sociedade Individual de Advocacia
OAB/SP nº 38.027 | CNPJ nº 41.811.933/0001-46
Av. Cupecê, 1221- Sala 3, Jardim Prudência
CEP 04365-000, São Paulo/SP

|(11) 3791-2013 | (11) 4116-6776 | (11) 95364-7293
erika@egiadvogada.com.br
 
Sobre
- O Escritório
- Tel.(11) 3791-2013
- ATENDIMENTO ONLINE
Mais
- Áreas de Atuações - Assessoria Jurídica
- Calculadoras Previdenciárias - Direitos do Passageiro Aéreo e Indenizações
- Entrevista Reclamante Trabalhista - Entrevista Reclamante Trabalhista
- Diligências Jurídicas - Ficha de Pré Entrevista Prevididenciária
- Reclamação Trabalhista - Corpo Jurídico
- Parceria - Notícias Jurídicas
- Santo Ivo - Área do Colaborador
Gincer Ikonomakis Sociedade Individual de Advocacia - Todos os direitos reservados. icone-whatsapp 1

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.